-
Arquitetos: Marge Arkitekter
- Área: 8625 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Johan Fowelin
-
Fabricantes: Höganäs, Kasthall, Moelven
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto baseia-se em pesquisas contemporâneas as quais indicam que o bem-estar de idosos em centros de atendimento está fortemente correlacionado com ambientes verdes ao ar livre e interação social. Portanto, organizar casas confortáveis para idosos com fácil acesso a seus próprios jardins, criando espaços ao ar livre e instalações compartilhadas se tornaram parâmetros importantes em nosso projeto.
A construção de dois andares permitiu que os usuários acessassem os jardins diretamente no térreo através dos pátios no átrio ou dos generosos terraços no segundo andar. Internamente, os idosos têm contato visual com os jardins do pátio por meio de grandes janelas. Isso aumenta a sensação de segurança, incentiva a vontade de explorar o ambiente ao ar livre e interagir com os outros. Em torno de corredores e unidades de quartos individuais, foram criados centros de visitantes, instalações comuns e espaços compartilhados para fortalecer o sentimento de pertencimento e participação - a sensação fundamental de não estar só.
Esta forma de organização dos espaços interiores é essencial para uma dinâmica de interação social entre residentes, funcionários, familiares e outros. As fachadas voltadas para os pátios no átrio apresentam painéis de madeira robustos, de baixa manutenção e baixo impacto ambiental. Esses elementos, juntamente com diferentes arranjos paisagísticos de árvores, água e outras plantas, criam uma atmosfera íntima e suave com qualidades envolventes.
A edificação está inserida em um contexto composto por volumes industriais de grande escala, além de florestas e paisagens agrícolas, e sua fachada externa é revestida com placas de fibrocimento. As placas possuem diferentes cores e tonalidades correspondentes aos tons brilhantes dos campos verdes circundantes. A expressão da fachada assemelha-se a uma orla têxtil bordada em ponto cruz que contorna a edificação.
O centro de acolhimento apresenta, portanto, um exterior com uma identidade clara em um local diversificado e uma organização interna semelhante a um mosteiro, com pátios táteis e sensíveis. O perfil único do volume, em um contexto cotidiano comum, faz do projeto arquitetônico símbolo de um ambiente atraente e seguro para os idosos.